07/10/2019
Coren-RS dialoga com a Enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul
Objetivo foi dar apoio em questões legais do exercício da Enfermagem, especialmente sobre protocolos
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) esteve na sexta-feira (04/10), em Caxias do Sul, para dialogar com as(os) profissionais de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), especialmente as(os) que atuam na Atenção Primária. O Coren-RS foi representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, pela coordenadora do Departamento de Fiscalização, Cláudia Mastrascusa, e pelas enfermeiras fiscais Thais Longaray e Helen da Rosa.
O objetivo do encontro foi dar apoio às(aos) profissionais em questões legais do exercício da Enfermagem, especialmente no que se refere a protocolos de Enfermagem, e aproximar o Coren-RS da categoria.
Em setembro, a SMS de Caxias anunciou a implantação de protocolo de Enfermagem que garante que enfermeiras(os) que atuam em postos de saúde do município possam receitar remédios e pedir exames de pacientes (SAIBA MAIS CLICANDO AQUI). Inicialmente, esse atendimento está sendo voltado ao público infantil. Em breve, devem ser implementados protocolos de Enfermagem em outras áreas.
“A Enfermagem não quer tirar o lugar de nenhuma outra profissão. Aliás, a Enfermagem é uma das profissões com maior capacidade de trabalhar de forma colaborativa. E esse atendimento prestado por uma equipe multidisciplinar é essencial na saúde”, ressaltou Daniel. Ele destacou, ainda, que os protocolos de Enfermagem estão descritos e previstos dentro do processo de trabalho da Enfermagem, plenamente respaldado pela Lei do Exercício Profissional da Enfermagem (lei federal 7.498, de 1986).
O referido protocolo recém-implantado em Caxias passou, também, pela análise e validação da Comissão de Protocolos de Enfermagem na Atenção Básica/ Primária do Coren-RS e da Plenária. “Os protocolos de Enfermagem qualificam o trabalho da Enfermagem; dão respaldo legal aos profissionais; e garantem um atendimento com mais qualidade e segurança para os usuários. Eles são necessários para todas as áreas onde há atuação da Enfermagem”, disse Daniel.
Em sua fala, Cláudia reforçou a necessidade de atualização constante dos protocolos de Enfermagem e do quanto é essencial que eles sejam encarados como uma política de saúde pública pelos governos.
Durante a conversa, diversas(os) enfermeiras(os) expuseram dúvidas e opiniões sobre a implantação dos protocolos. Todas(os) são unânimes na visão de que eles representam um grande avanço para a Atenção Básica de Caxias e para a profissão.
Encontro com o secretário de Saúde
Após a reunião com as(os) enfermeiras(os), as(os) representantes do Coren-RS se encontraram com o secretário municipal de Saúde de Caxias, Júlio Freitas, e com a enfermeira Adriane Borella, diretora da Atenção Básica. Daniel reafirmou a total legalidade dos protocolos de Enfermagem e deixou o Coren-RS à disposição para colaborar com o que for preciso. O secretário ressaltou que a implantação dos protocolos de Enfermagem na Atenção Básica é prioridade da SMS e agradeceu o apoio do Coren-RS.
Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176