13/04/2020
Coronavírus: UFPel elabora materiais educativos para profissionais de cuidados paliativos
Ao reconhecer as demandas oriundas da pandemia do novo Coronavírus (Covid19), um projeto de extensão da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está elaborando materiais educativos temáticos para profissionais de cuidados paliativos. A iniciativa é do projeto “A Consulta de Enfermagem como Instrumento de Cuidado às Pessoas com Doenças que Ameaçam a Vida e suas Famílias”.
Os documentos são direcionados a profissionais de saúde que estarão em contato com situações que demandarão sensibilidade e ética diante de condutas às pessoas em final de vida e suas famílias.
Os materiais apresentam caráter objetivo, com informações importantes e claras, a fim de tornar mais dinâmica a disseminação de informações. Eles serão compartilhados por site hospedado na UFPel e em mídias sociais.
De acordo com os organizadores, os documentos estão sendo construídos a partir da síntese de recomendações de autoridades sanitárias, Ministério da Saúde, sociedade civil e sociedades de conhecimento (especialmente cuidados paliativos) do Brasil e do Mundo.
Para acompanhar e acessar os documentos publicados,
CLIQUE AQUI.
Projeto
O projeto “A Consulta de Enfermagem como Instrumento de Cuidado às Pessoas com Doenças que Ameaçam a Vida e suas Famílias” é coordenado pela professora Franciele Roberta Cordeiro, da Faculdade de Enfermagem da UFPel, e é realizado em colaboração com a Equipe de Consultoria em Cuidados Paliativos do Hospital Escola UFPel/EBSERH e a Residência Multiprofissional de Saúde Oncológica (UFPel).
Integram a equipe de trabalho a docente coordenadora, discentes do curso de Graduação em Enfermagem da UFPel (Juliana Zeppini Giudice, Nataniele Kmentt da Silva, Rayssa dos Santos Marques, Monike Cruz Martins e Kaliana Oliveira da Silva), discentes do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel (Carina Rabelo Moscoso) e da Residência Multiprofissional em Saúde (Jeferson Moreira Silveira) e profissionais de saúde (Ana Cristina Fraga da Fonseca e Vanessa Pellegrini Fernandes).
Fonte: UFPel