13/04/2020
Coronavírus: Coren-RS notifica autoridades sobre falta de EPI e déficit de profissionais
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) vem notificando o Ministério Público (MP), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e secretarias municipais sobre falta ou restrição de equipamentos de proteção individual (EPIs) a profissionais em todo o Estado, além de sobre o déficit de profissionais nos serviços de saúde frente ao novo Coronavírus. Desde o início da pandemia, foram 31 ofícios encaminhados ao MP, 35 ao MPT e 46 à SES e às secretarias municipais. Desde os primeiros casos da doença registrados no Brasil, o Coren-RS abordou 266 instituições.
Além das notificações para as autoridades e as abordagens nos serviços de saúde, o Conselho trabalha intensamente na orientação de profissionais. Por e-mail, foram 1.116 observações feitas. Já por telefone, foram 930.
“Sabemos de todas as dificuldades enfrentadas pela Enfermagem frente à pandemia. Não estamos parados quanto a isso, prestando o máximo de orientações e medidas em benefício da categoria”, ressalta o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza.
O dirigente ressalta que denúncias precisam, impreterivelmente, ser denunciadas pelos canais oficiais do Conselho para que as devidas ações sejam tomadas. Desde o início da pandemia, foram 155 manifestações pela Ouvidoria do Coren-RS sobre falta ou restrição de EPIs. A medida serve para oficializar o que foi relatado, agilizar o atendimento da Fiscalização e tomar as devidas providências. Confira abaixo os canais de atendimento:
Ouvidoria:
Dúvidas técnicas e fiscalização:
sac@portalcoren-rs.gov.br
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181