21/05/2020
Coronavírus: 350 serviços de saúde fiscalizados pelo Coren-RS
Desde o início da pandemia do novo Coronavírus (Covid19), a fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) tem intensificado as ações pelo Estado. Do 23 de março até 19 de maio, foram 350 serviços de saúde vistoriados e 138 encaminhamentos para outros órgãos, como Justiça, Ministério Público e Ministério Público do Trabalho. Além disso, foram 4.735 orientações prestadas a profissionais, sendo 3.162 por e-mail e 1.573 por telefone, sem contar o atendimento presencial durante as fiscalizações.
“Estamos atentos frente à falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) e o dimensionamento das equipes, além de monitorar profissionais que estão no grupo de risco”, salienta a coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc) do Coren-RS, Cláudia Mastrascusa.
Cláudia ressalta, no entanto, a importância da Enfermagem fazer denúncias através do canal da Ouvidoria. Somente em maio, já foram 263 manifestações ao Conselho. Além disso, o Coren-RS está cobrando das autoridades e dos gestores dos serviços de saúde a disponibilização de EPIs, o afastamento e remanejo de profissionais enquadrados no grupo de risco.
Ouvidoria:
ouvidoria@portalcoren-rs.gov.br
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda Assis
Supervisão: jornalista Ronan Dannenberg (DRT/RS 13.181)