13/03/2023
Debates, trocas de experiências e carta para o governo do RS: saiba como foi o Encontro de Enfermagem na Saúde das Mulheres do Coren-RS

A Câmara Técnica (CT) de Saúde da Mulher do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) e o Coren-RS promoveram, em 08 de março, o Encontro de Enfermagem na Saúde das Mulheres, alusivo ao Dia Internacional da Mulher. O evento ocorreu no auditório da Escola de Enfermagem da UFRGS e também foi transmitido online. O Encontro foi marcado por debates, troca de experiências e pela elaboração de uma carta que será entregue ao governo do Estado sugerindo a retomada e a ampliação de políticas públicas voltadas às mulheres.

Nesse dia, como forma de homenagem e reconhecimento a todas as mulheres da Enfermagem, que são a maioria (85%), a conselheira secretária do Coren-RS, enfermeira Sônia Regina Coradini, foi nomeada presidente. Na mesa de abertura, ao lado da presidente em exercício do Conselho, estavam representantes da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras - seção RS (Abenfo-RS); da Associação Brasileira de Enfermagem - seção RS (ABEn-RS); do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs); do Sindisaúde-RS; da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS); da Comissão Nacional de Saúde da Mulher do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e do Cofen. Em sua fala, Sônia saudou as(os) presentes e destacou que o 08 de março é, acima de tudo, um dia de luta.

A programação da manhã começou com o Painel I “O exercício profissional da Enfermagem para o fortalecimento do SUS na saúde das mulheres e compromisso com a vida (atuação da Enfermagem nos direitos sexuais e reprodutivos)”. A mesa teve como mediadora a enfermeira Virginia Leismann Moretto, membro da CT de Saúde da Mulher do Coren-RS, presidente da Abenfo-RS e docente da Escola de Enfermagem da UFRGS. Os painelistas foram o enfermeiro obstétrico Valdecir Herdy Alves, coordenador da Comissão Nacional de Saúde da Mulher do Cofen, e Raquel Michels da Rosa, enfermeira especialista em Enfermagem Obstétrica.

Na sequência, Valkiria de Lima Braga, enfermeira especialista em Enfermagem Obstétrica e Saúde da Família e membro da Comissão de Protocolos na Atenção Básica (AB)/ Atenção Primária à Saúde (APS) do Coren-RS, falou sobre o Protocolo de Enfermagem na APS voltado à Saúde da Mulher. O documento, elaborado pela Comissão e lançado em outubro de 2022, está disponível no site do Conselho (para acessar, CLIQUE AQUI).

Para assistir à parte da manhã, CLIQUE AQUI

À tarde, ocorreu o Painel II “Experiências exitosas na atenção à saúde das mulheres no parto e nascimento (classificação do risco obstétrico e implicações legais, atuação no parto e nascimento)”. A mediação foi da enfermeira Mariene Jaeger Riffel, membro da CT de Saúde da Mulher do Coren-RS e profª drª da Escola de Enfermagem da UFRGS. Estavam no painel as enfermeiras obstetras Raquel Vieira Schuster e Agnes Ludwig (que atuam no Centro Obstétrico do Hospital Nossa Senhora da Conceição, do Grupo Hospitalar Conceição – GHC, em Porto Alegre); a professora e enfermeira obstetra Júnia Aparecida Laia da Mata; a enfermeira e professora Kelen da Costa Pompeu; e a procuradora geral do Coren-RS, Paula Noronha.

Ao fim das falas do Painel II, houve participação do público, que fez considerações e perguntas. Finalizado o debate, a enfermeira Virginia leu o esboço da carta que será entregue em breve ao governo do Estado. O documento será assinado pelo Coren-RS e por todas as entidades representativas presentes no Encontro. A presidente em exercício, Sônia Regina Coradini, fez o encerramento.

Para assistir à parte da tarde, CLIQUE AQUI.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176

Galeria de fotos


Precisa de ajuda? Clique aqui.
WhatsApp