O Cofen criou um canal direto para apoiar os profissionais com dificuldades da desatualização de dados no Sistema de Investimento do SUS (InvestSUS), do Ministério da Saúde, que prejudiquem o repasse de recursos complementares para pagamento do Piso Salarial. De maneira fácil e rápida, basta enviar um e-mail, contendo o nome completo e o CPF, para o endereço verifica.sus@cofen.gov.br, para haver a conferência do órgão no caso de inconsistência.
É de competência do Ministério da Saúde (MS) estabelecer os critérios para o repasse dos recursos financeiros destinados ao pagamento do Piso Salarial, conforme esclareceu o Cofen em nota. A inadimplência com o Conselho Regional de Enfermagem não é impedimento para o repasse dos valores.
Com base na cartilha do MS, a partir dos dados fornecios pelo InvestSUS, a União calculará a distribuição da assistência financeira complementar, que será destinada aos entes ou estabelecimentos que não atingem o Piso no mês de referência. Haverá também a memória de cálculo para cada ente federado individualmente, a fim de balizar a transferência às entidades privadas.
Fonte: Ascom - Cofen