A 26ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) já tem destino e data definidos. De forma unânime, o plenário do Cofen, escolheu, nesta quarta-feira 7 de fevereiro, a cidade do Recife como sede do evento, que neste ano acontece entre os dias 16 e 19 de setembro. A capital pernambucana, conhecida como o centro multicultural do Nordeste, voltará a abrigar o congresso após duas décadas.
Recife conta com infraestrutura necessária para sediar o CBCENF e conectar a Enfermagem não apenas do Brasil, mas do mundo. Segundo maior polo de Saúde do país, a cidade possui extensa rede hoteleira e vasta malha aérea, com a presença de conexões para todas as capitais brasileiras e de voos diretos para destinos internacionais como Montevidéu, Orlando, Fort Lauderdale, Lisboa, Cidade do Panamá e Buenos Aires.
Em termos de quantitativo profissional, Pernambuco também se apresenta como uma força nacional. É o sexto maior estado do país em número de enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes registrados, totalizando mais de 143 mil inscrições.
Local de realização do 26º CBCENF – O maior evento de saúde da América Latina acontecerá no Centro de Convenções de Pernambuco, situado na divisa entre as cidades irmãs de Recife e Olinda. Com teatro, dezenas de salas e ampla área externa, possui capacidade para acolher mais de 30 mil pessoas. O espaço tem, ainda, localização próxima a hotéis, aeroporto e demais amenidades.
Betânia Santos, presidente do Cofen, ressaltou o empenho na construção do CBCENF. “Recife está mais do que preparada para receber um congresso dessa magnitude. Com a definição da sede, já estamos trabalhando com todo afinco para realizar mais um evento incrível e inesquecível para a Enfermagem brasileira”, afirmou.
Gilmar Júnior, presidente do Coren-PE realizou a defesa da cidade ao plenário do Cofen, e comemorou a decisão. “É uma honra saber que, após mais de 20 anos, vamos levar o CBCENF para o nosso estado. O congresso vai acontecer entre as cidades de Recife e Olinda, ou seja, estaremos contemplando duas cidades históricas. Esperamos receber os colegas do país inteiro para conhecer a nossa cultura, nossos sabores, nosso polo de saúde que é um dos maiores do Brasil e, sobretudo, a luta da Enfermagem pernambucana que é um exemplo exemplo para o Brasil inteiro”, destacou.
“Pernambuco é berço de movimentos históricos que impactam até hoje o nosso país e tem uma Enfermagem que é predominantemente feminina, de pele preta e que enfrenta muitas dificuldades. Desse modo, o congresso chega não somente para estimular a elaboração de políticas públicas e estratégias de crescimento da nossa categoria, mas também para proporcionar troca de experiências e para que possamos mostrar tudo que temos construído no estado. Estamos muito empolgados para fazermos o maior congresso da história”, acrescentou.
Fonte: Ascom - Cofen