11/03/2024
Coren-RS e SES/RS publicam nota técnica para a atuação de enfermeiros no combate à dengue

O Coren-RS e a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) assinaram na manhã desta segunda-feira, 11 de março, a Nota Técnica Conjunta 01/2024, que trata dos parâmetros para atuação de enfermeiros no enfrentamento da dengue no Estado. O ato ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre, com a presença da secretária Arita Bergmann, do presidente do Coren-RS, enfermeiro Antônio Tolla, e da conselheira secretária e enfermeira Sônia Regina Coradini. O documento estabelece competências e atribuições dos enfermeiros e pode ser acessado CLICANDO AQUI.

Em função da epidemia e do aumento significativo de casos, a normativa foi priorizada pela Comissão de Protocolos de Enfermagem na Atenção Básica/Primária do Coren-RS, coordenada pela enfermeira Thais Longaray, fiscal do Conselho e presente na atividade. “Temos que enfatizar a urgência que os profissionais deram a esta medida, tão importante para o momento que estamos vivenciando. Que este movimento seja a consolidação de uma parceria importante nesta batalha contra a dengue e de outras atividades”, destacou a secretária Arita. 

A Nota Técnica prioriza as ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). O texto enfatiza que o enfermeiro deve iniciar o manejo clínico da dengue sem a necessidade de aguardar o resultado de exames complementares, avaliando a fase de desenvolvimento da doença (estadiamento) em todos os grupos (A, B, C ou D), adaptando às rotinas institucionais. Entre as ações indicadas no documento estão a solicitação de hemograma completo e prescrição de hidratação oral por, pelo menos, cinco dias consecutivos. 

O presidente Antônio frisou que a Nota Técnica é uma medida emergencial. “Com o cenário atual, não poderíamos esperar. Por isso o lançamento deste documento, preparado com muita atenção e competência por nossos colegas, e que será mais um instrumento nesta epidemia”, ponderou. O dirigente complementou que o Coren-RS já prepara um protocolo de Enfermagem voltado à dengue na APS, material mais robusto que servirá de base para a assistência da categoria a pacientes com a doença.

Em 2024, o Estado já contabiliza 16 óbitos e mais de 16,5 mil casos confirmados (até o fechamento desta nota). O número de casos registrados ultrapassa os registrados no mesmo período em 2022 e 2023.

Também participaram da atividade o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems-RS), Guilherme Ribas; a diretora adjunta do Departamento de APS e Políticas da Saúde da SES/RS, Marlise Fraga de Souza; e a enfermeira Janilce Dorneles de Quadros, representante da SES/RS e integrante da Comissão de Protocolos do Coren-RS; entre outros dirigentes. 

Além de Thaís e Janilce, a Comissão de Protocolos do Coren-RS ainda é formada pelos enfermeiras(os) Vanessa Ribeiro, Bruna Simões, Valdecir Costa, Valkiria Braga, Scheila Mai e Tainá Nicola.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181



Galeria de fotos


Precisa de ajuda? Clique aqui.
WhatsApp