Diante dos mais recentes fatos registrados no Hospital de Alvorada, o Departamento de Fiscalização do Coren-RS está atento às trocas entre gestões de serviços públicos de Saúde no Estado. Nesta sexta-feira, 05 de abril, uma inspeção foi realizada no Hospital Padre Jeremias, em Cachoeirinha, para averiguar como está o processo de transição. O objetivo é que não haja prejuízos aos profissionais de Enfermagem e na assistência aos pacientes.
Durante a fiscalização, foi verificado que no Padre Jeremias há um planejamento, inclusive com aproveitamento de funcionários contratados pela gestão atual. A troca no comando do serviço de Saúde será feita durante o final de semana. A Fundação Universitária de Cardiologia (FUC) deixará a gestão para que seja assumida pelo Hospital Anna Nery, de Santa Cruz do Sul.
Na segunda-feira, 01 de abril, o Coren-RS desencadeou uma fiscalização no Hospital de Alvorada, em que encontrou uma série de irregularidades que afetavam trabalhadores da Enfermagem e população assistida. Diante da situação, o Conselho acionou a Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) pedindo providências não só na resolução dos problemas em Alvorada, mas no objetivo de evitar que eles se repetissem nos hospitais Padre Jeremias, de Viamão e Regional de Santa Maria, também com trocas de gestão previstas.
Além do Estado, o Coren-RS acionou o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual, solicitando a garantia dos direitos fundamentais dos pacientes e dos profissionais de Enfermagem. Também foi demandada a criação de uma frente para acompanhar a transição das gestões nos hospitais.
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181