05/05/2024
SOS Chuvas: com o avanço das águas para a Região Metropolitana, sobe para 550 o número de profissionais de Enfermagem atingidos

O avanço das águas para mais localidades, em especial na Região Metropolitana, fez com que as solicitações de apoio solidário junto ao Cofen e ao Coren-RS por parte de profisisonais de Enfermagem aumentassem significativamente. Até o final da manhã de domingo, 05 de maio, 550 colegas da categoria tinham sido atingidos. O volume de pedidos de ajuda pelo formulário SOS Chuvas cresceu rapidamente em função do impacto das enchentes em Canoas, município vizinho a Porto Alegre, onde 151 profissionais foram afetados. O Gabinete de Crise instalado no Coren-RS, com apoio da Equipe de Resposta Rápida (ERR) do Cofen, está atendendo todas as vítimas. Colegas atingidos devem preencher o formulário SOS Chuvas CLICANDO AQUI, informando sua situação, colocando corretamente os dados no documento.

Das 546 vítimas até o momento, 440 são técnicos de Enfermagem, 105 são enfermeiros e cinco são auxiliares. Somam-se aos atingidos 1.352 familiares destes profissionais de Enfermagem. Com os dados coletados via formulário, as equipes do Coren-RS e do Cofen estão realizando as ações solidárias e de apoio aos colegas da categoria. "A prioridade é atender profissionais e familiares que estão desabrigados e que precisam de um auxílio mais urgente. Mas nossas equipes estão atentas a todos os casos, prestando as orientações necessárias", destaca o coordenador da ERR, o enfermeiro Eduardo Fernando de Souza.

Há uma boa parte das demandas que chegam ao Gabinete de Crise que são de caráter administrativo, como orientações de como se solicita a isenção da anuidade. "Importante salientarmos que não há necessidade de pressa para isso e que os colegas podem fazer esse processo assim que as coisas estiverem mais calmas. Todos que atenderem aos critérios estabelecidos para isenção ou reestituição da anuidade serão atendidos", ressalta o presidente do Coren-RS, enfermeiro Antônio Tolla.

Em função de o deslocamento entre os municípios estar prejudicado, Coren-RS e Cofen estão buscando atender as vítimas de diversas formas, entre elas por meio de agentes locais. Além das necessidades dos profissionais, os Conselhos estão atentos aos serviços de Saúde e às condições de trabalho dos colegas da Enfermagem. Muitos hospitais e unidades básicas estão fechados ou já colapsaram. 

As ações solidárias de apoio são uma iniciativa voluntária e humanitária do Sistema Cofen/Conselhos Regionais e de instituições parceiras destinadas exclusivamente aos profissionais de Enfermagem. A ERR, instituída pela Portaria Cofen nº 1017/2022, desenvolve ações para oferecer condições de atuação seguras para a categoria das regiões afetadas pelas chuvas. 

Do lado do Coren-RS, o Gabinete de Crise é formado pelo presidente e enfermeiro Antônio Tolla, pela conselheira tesoureira e técnica de Enfermagem Ana Elisa Ferreira de Freitas, pelas conselheiras e enfermeiras Rosane Mortari Ciconet (que contribuiu com a implantação do SAMU em todo o Brasil) e Fernanda Borkhardt, além do ex-conselheiro e auxiliar de Enfermagem Luiz Carlos Moraes. A ERR do Cofen têm a participação dos enfermeiros Eduardo Fernando de Souza, Silvio Queiroz (PUC de Goiás), Carlos Augusto Pereira e Gustavo Pimentel dos Santos (SAMU do Paraná), e Walber Frazão (SAMU de João Pessoa/PB). Ainda está colaborando com as atividades os psicólogos Ismael Pereira e Marcelo Perpétuo, da Rede de Apoio Psicossocial (RAP).


Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181

Galeria de fotos


Precisa de ajuda? Clique aqui.
WhatsApp