17/04/2019
Coren-RS faz forte mobilização em audiência pública sobre as 30 horas, em Brasília
Projeto de lei sobre o tema se arrasta há quase 19 anos no Congresso
A jornada de 30 horas de trabalho semanais é essencial para a Enfermagem: ela deve ajudar a reduzir boa parte da pressão e da sobrecarga que auxiliares, técnicas(os) e enfermeiras(os) vivem diariamente e que vem ocasionando o adoecimento da categoria, tanto físico quanto mental. Essa pauta é uma das principais prioridades das entidades representativas da Enfermagem e esteve nesta terça-feira (16/04) no foco da discussão, em audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) esteve em Brasília, reforçando a mobilização, com uma grande delegação liderada pelo presidente, Daniel Menezes de Souza. No grupo estavam conselheiras(os) e membros de Câmaras e Grupos Técnicos, da Comissão de Ética e da Comissão de Auxiliares e Técnicas(os) de Enfermagem do Coren-RS. Havia outras entidades do RS, além de representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), de outros Conselhos Regionais de Enfermagem e de sindicatos, federações e confederações. Durante a audiência, diversas(os) deputadas(os) e representantes de entidades se manifestaram.

O Projeto de Lei (PL) 2.295/2000, que estabelece a jornada de 30 horas, se arrasta há quase 19 anos no Congresso Nacional. Ele está, agora, apenas à espera de votação na Câmara dos Deputados. A audiência foi uma forma de pressionar a nova legislatura, que tomou posse em janeiro, sobre o tema.

O grupo de deputadas(os) que pediu a audiência pública se reuniu na tarde desta terça-feira com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para solicitar que o PL seja colocado em votação. O projeto já tramita em caráter de urgência.

O Coren-RS seguirá na luta, ao lado da Enfermagem, pela aprovação das 30 horas. Também permanecerá atento aos encaminhamentos do PL na Câmara e cobrando pela sua votação. Por uma Enfermagem mais forte e VALORIZADA!

IMPORTANTE: a audiência pública foi gravada e segue disponível, em vídeo. ASSISTA CLICANDO AQUI.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176
Galeria de fotos
Precisa de ajuda? Clique aqui.
WhatsApp