Um grande evento realizado na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) no dia 06 de dezembro marcou o lançamento da campanha Nursing Now (Enfermagem Agora) na Capital gaúcha. A atividade, organizada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), em parceria com a instituição de ensino, teve a participação de diversas(os) profissionais de saúde e destacou ações que serão realizadas nos próximos meses, além de atividades que promoverão o empoderamento das(os) profissionais de Enfermagem.
A Nursing Now é uma grande ação internacional que foi lançada em 2018. No Brasil, chegou em 2019 e é realizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em parceria com o Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, vinculado à USP/Ribeirão Preto. “O trabalho das(os) colegas fazem diferença para a população. Em 2020, bicentenário de Florence Nightingale, será o ano da Enfermagem. Com isso, reforçamos a participação de todas(os) na campanha Nursing Now para destacarmos nossa atuação como protagonistas da saúde”, ressaltou o presidente do Coren-RS, o enfermeiro Daniel Menezes de Souza, na abertura do evento.
Durante o lançamento da campanha, a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Nursing Now da UFCSPA, a enfermeira professora doutora Rita Catalina Aquino Caregnato, apresentou as iniciativas desenvolvidas na universidade e conclamou as(os) profissionais a divulgarem seus trabalhos. “É uma campanha muito importante para o empoderamento da(o) enfermeira(o). Tudo o que as(os) profissionais estiverem fazendo pode ser compartilhado nas redes sociais e no site da campanha”, incentivou.
O representante do Cofen e membro do GT do Nursing Now Brasil, o enfermeiro Dr. Ítalo Rodolfo da Silva, ressaltou a necessidade de dar visibilidade social ao trabalho da categoria. “A campanha representa um forte incentivo para empoderar as(os) enfermeiras(os) a usarem todo o potencial de sua competência profissional e de sua liderança. Até o final de 2020, objetivamos aumentar a influência das(os) trabalhadoras(es) e intensificar suas contribuições para garantir que todos tenham acesso à saúde e aos cuidados em saúde”, enfatizou.
Para isso, há desafios para serem superados. O vice-presidente do Coren da Bahia, o enfermeiro professor doutor Handerson Silva Santos, elencou o que precisa ser enfrentado, como precarização do trabalho, segurança do paciente, educação e formação, além de situações ligadas ao trabalho, como jornada, piso salarial, descanso e conduta ética. “Trata-se de uma luta profissional, em que precisamos estar unidos e em busca de apoio social. É necessário estarmos presentes nos espaços de poder e de decisão”, salientou.
Coren-RS
realizará atividades em valorização da Enfermagem
Já a partir do mês de dezembro, o Coren-RS promoverá uma série de
atividades que visam a valorização do trabalho de colegas pelo
Estado. Durante o lançamento da campanha Nursing Now, a
conselheira Nelci Dias apresentou as iniciativas do
Conselho. Entre as ações, está o concurso Experiências Inovadoras
da Equipe de Enfermagem, com trabalhos que estejam relacionados ao
fortalecimento da educação e do desenvolvimento das(os)
profissionais, às práticas assistenciais inovadoras, à melhoria
das condições de trabalho, ao protagonismo das(os) técnicas(os) e
auxiliares, ao fortalecimento do SUS e à liderança da Enfermagem.
“Vamos prestigiar medidas desenvolvidas pelas(os) profissionais com
foco no trabalho em equipe”, ponderou Nelci.
Outro projeto apresentado é o Dialogando com a Enfermagem. A proposta visa aproximar cada vez mais a Enfermagem do Coren-RS e encurtar distâncias entre o Conselho e as(os) profissionais da área, com a realização de conversas presenciais e por meio da página da instituição no Facebook.
O lançamento da campanha Nursing Now teve, ainda, a presença da conselheira do Cofen enfermeira Rosangela Gomes Schneider, da presidenta da Seção do Rio Grande do Sul da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RS), a enfermeira doutora Iride Caberlon, a presidenta do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), a enfermeira Claudia Franco, e do representante da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do RS, o técnico de enfermagem Carlos Airton Weber dos Santos.
Fonte:
Setor de Comunicação e Eventos Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181