04/04/2025 - Profissionais de Santa Maria e região dizem “basta” à violência na Enfermagem em audiência pública



O Coren-RS realizou, na noite do dia 2 de abril, em Santa Maria, a audiência pública “Basta de Violência na Enfermagem”. O evento, promovido na Câmara de Vereadores, em parceria com a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, reuniu profissionais da categoria, representantes de entidades e autoridades para debater a violência sofrida por auxiliares, técnicos e enfermeiros no exercício da profissão. A atividade foi marcada por relatos impactantes de profissionais que enfrentam, diariamente, episódios de agressão física e verbal, além de situações de homofobia, racismo e outras formas de discriminação nos serviços de saúde.

Entre os relatos, a enfermeira Raquel Machado de Siqueira compartilhou sua dolorosa experiência. Em agosto de 2024, ela foi agredida por um familiar de uma paciente, em um caso que ganhou grande repercussão. A profissional precisou se afastar por cinco meses para se recuperar física e emocionalmente. “Meu filho me pergunta se eu vou trabalhar para apanhar de novo. Até hoje tenho crises de ansiedade por causa do episódio que sofri”, relatou.

Para dar visibilidade ao problema e cobrar providências, será elaborado um relatório com o objetivo de sensibilizar entidades e autoridades para a necessidade de ações concretas contra o assédio, a violência e a discriminação no ambiente de trabalho. “A Enfermagem merece mais respeito e proteção. É a categoria que está na linha de frente da assistência e, muitas vezes, quem primeiro acolhe e atende a população nos momentos mais críticos”, destacou o presidente do Coren-RS, Antônio Tolla.

A audiência também teve a participação da enfermeira Márcia Gabriela Rodrigues de Lima, que ministrou a palestra "Enfermagem Sob Ataque: Violência e Seus Impactos". A profissional abordou questões o crescente cenário de violência contra profissionais da categoria e as formas de violência, passando pelo impacto provocado na saúde física e mental pelos assédios moral e sexual, e pela discriminação racial e de gênero. 

O encontro teve ainda a presença dos conselheiros do Coren-RS Maria do Carmo Quagliato, Rosângela Machado, Vera Beatriz Rodrigues Soares, Fernanda Borkhardt, Ana Elisa Ferreira de Freitas, Edgar Vagner Moraes, Luis Fernando Noronha dos Reis e Paulo Ricardo Santos; a coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Graziela Hax; do deputado estadual Valdeci Oliveira; os vereadores Givago Ribeiro (presidente da Câmara); Marcelo Bisogno, Valdir Oliveira, Luiz Roberto Meneghetti e Helen Cabral; da presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES-RS), Inara Ruas; da presidente do Sindicato da Saúde de Santa Maria (Sintrasa), Rosa Helena Aires Teixeira; e do representante da Secretaria de Saúde de Santa Maria, Marlon Lenon Marinho da Silva; entre demais autoridades e lideranças.

A violência sistemática contra a Enfermagem não afeta apenas os trabalhadores, mas também compromete a qualidade da assistência prestada à população. O Coren-RS reafirma seu compromisso com essa pauta e seguirá cobrando medidas efetivas para garantir condições de trabalho mais seguras e dignas para a categoria. Essa audiência pública faz parte de uma série de encontros promovidos pelo Coren-RS ao longo do ano sobre o tema. O primeiro ocorreu em fevereiro, em Porto Alegre, e novas edições serão realizadas em outras cidades ao longo de 2025.

Participantes da audiência pública em Santa Maria podem emitir certificados de participação CLICANDO AQUI.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS