A Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) já está transmitindo nas rádios da grande Porto Alegre e do Litoral a campanha "Governo do Estado e você de olho na dengue". O principal desafio é eliminar os focos do mosquito transmissor da doença antes da chegada do verão.
Em 2009, segundo dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), foram notificados 233 casos suspeitos da doença e 23 confirmados. Todos chamados "casos importados", de pessoas infectadas em outros estados, e nenhum óbito em decorrência de dengue foi registrado no Rio Grande do Sul. Desde 2007 não há casos autóctones.
De acordo com o diretor do CEVS, Francisco Paz, o maior desafio é prevenir e eliminar os focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor. As principais medidas de prevenção devem ser adotadas no dia a dia. Não acumular lixo, materiais em desuso que retenham água parada como pneus, garrafas, copos, latas; tapar a caixa d’água, poços, latões e filtros. Lavar os pratinhos de folhagens, escovando as bordas para eliminar os ovos do inseto e tratar as piscinas. É importante que a população fique mobilizada em torno de ações básicas de limpeza para eliminar os focos do mosquito. |