A apresentação brasileira durante o IV Congresso Internacional de Enfermagem em Emergências e Desastres, realizado de 26 a 28 de fevereiro em Lima, no Peru, destacou-se pela criatividade.
Nas palestras ministradas pela presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (COREN-RS), Dra. Maria da Graça Piva, e pelo conselheiro Edison Thomas Spies, a interação com o público esteve entre os diferenciais.
De acordo com a presidente, o exercício da Enfermagem está intimamente ligado também com nosso potencial criativo. "Inúmeras são as situações em que a qualidade do cuidado exige, além de conhecimento, a criatividade do profissional. Em se tratando de atender situações de urgência e emergência, incontáveis são as vezes que temos que nos valer dela no atendimento às vítimas."
Um aspecto importante da presença da Enfermagem Gaúcha em eventos como esse é levarmos nossas experiências e cultura de atendimento. Voltamos enriquecimentos com novas possibilidades criativas e também tecnológicas, conclui Dra. Piva.
O evento contou com a participação de sete países e destacou experiências inovadoras dos profissionais de enfermagem em cada uma das localidades.
No Canadá existe um tipo de “hospital móvel”. A estrutura, que se assemelha a uma oca, é levada as regiões onde aconteceram acidentes, possibilitando atendimento mais rápido as vítimas. \r\nForam temas centrais do congresso a gestão e qualidade do cuidado, a gestão de risco em relação a prevenção e a preparação em situações de desastre e o cuidado especializado. |