19/08/2010 - Alerta epidemiológico: sarampo



O Ministério da Saúde e, em especial, a equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre, alertam para o risco do ressurgimento do sarampo no país. Na Capital, estão sendo investigados dois casos suspeitos da doença em indivíduos com histórico de viagem para Buenos Aires, Argentina.

Diante deste quadro, a SMS solicita atenção especial de quem trabalha na rede de saúde e na de ensino público e privado. São estes profissionais que ajudarão a detectar possíveis contaminações pelo vírus.

Pessoas que apresentarem febre alta de início súbito, seguida de exantema e, muitas vezes, acompanhada de conjuntivite, tosse e/ou coriza devem ficar atentas. A preocupação do governo municipal é que, nos últimos anos, as coberturas vacinais não têm atingido a meta pactuada.

A vacina tríplice viral é indicada para:
-Homens (de um a 39 anos),
-Mulheres (de um a 49 anos),
-Pessoas com idade inferior a 19 anos (DUAS doses da vacina) e
-Pessoas não vacinadas com idade superior a 19 anos (UMA dose da vacina).

Importante: Todo o caso suspeito de sarampo deve ser notificado, imediatamente, para os telefones (51) 3289-2471 e 3289-2472. Assim, medidas de controle poderão ser adotadas no tempo oportuno.

Todos os profissionais da saúde e da educação devem verificar a sua situação vacinal, por serem especialmente expostos ao risco de contaminação.
 
Saiba mais:
-O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral e transmissão respiratória.
-Desde 2001, no país foram registrados apenas casos importados da doença, sendo o último em 2006.
-O RS não apresenta casos confirmados da doença desde 1999.
-Todas as pessoas que viajarem para fora do país, independente da sua idade, também devem se vacinar, além das pessoas que atuam nas áreas de fronteira ou trabalhem com transporte, turismo e/ou hotelaria.