O COREN-RS estuda a possibilidade de firmar convênio, ainda este semestre, com a Verbhena Associados Produtos Orgânicos Ltda. A empresa, que trabalha prioritariamente com a extração dos óleos essenciais, utilizaria parte da produção do Horto Medicinal – localizado no Centro de Atendimento Sócio-Educativo (Case) POA I – como matéria-prima para a elaboração de seus produtos.
Com a iniciativa, o Conselho pretende ampliar o projeto Plantando e Colhendo Vida, realizado há quase um ano junto aos jovens infratores. Atualmente, a produção do horto é utilizada para chás e como material para outras iniciativas do COREN-RS, como as consultas de enfermagem oferecidas dentro do projeto Cuidando do Cuidador, realizado no Centro Histórico e Cultural.
Caso seja firmada a parceria, a Autarquia pretende criar uma extensão do horto, que seria destinada a produção de ervas específicas para a empresa.
Segundo a enfermeira Dianne Vittorasi, coordenadora dos projetos do Horto Medicinal, a ideia é começar com o plantio do capim cidró e da citronela. Em troca, a Verbhena ofereceria cursos de capacitação aos residentes do Case POA I. “É um aprendizado que eles poderão usar no futuro”, ressalta a enfermeira. |