Em encontro realizado na sede do COREN-RS, no último dia 8, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem discutiram sobre o perfil ético profissional e o papel do Conselho.
Na oportunidade, foram abordadas as metodologias que norteiam a Assistência de Enfermagem – muitas das quais não são vistas nos cursos de formação – e analisados exemplos de casos que infringem o Código de Ética.
“Os participantes se mostraram muito interessados em saber das peculiaridades que podem gerar um processo ético”, disse o coordenador da Comissão de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, conselheiro Arli Ribeiro.
“Acontecem casos, por exemplo, de o profissional ao fazer acompanhamento em uma ambulância – por constatar que o paciente está estável – opta em sentar no banco ao lado do motorista, quando, em qualquer hipótese, deve fazer todo o deslocamento ao lado do paciente. Recebendo uma denúncia sobre o fato, o Conselho instaurara um processo ético”, exemplifica Arli.
De acordo com a conselheira Rozeni Paludo – que participa da organização do evento, a comunidade civil está mais ciente de seus direitos e tem apresentado denúncias ao Conselho. “É preciso que os profissionais conheçam, busquem informações e estejam atentos para que os diferentes aspectos éticos na assistência em Enfermagem sejam observados”, reforça a Conselheira.
Para a presidente do COREN-RS, Dra. Maria da Graça Piva, estes encontros são importantes para o dia a dia dos profissionais. “Muitas vezes, a falta de atenção em pequenos detalhes no atendimento resulta em processo ético. Queremos, além de informar sobre as implicações de condutas inadequadas, provocar a reflexão entre os profissionais a respeito da forma como estão atuando” destaca Dra. Piva.
Estão programados novos encontros para o decorrer deste ano. Os interessados deverão fazer a inscrição através do site. |