No dia 28 de novembro iniciou a votação para escolher 50 propostas para melhorar o atendimento na saúde pública. Qualquer cidadão pode votar e, assim, participar da definição de políticas públicas para o Estado. A votação vai até o dia 9 de dezembro e os autores das 50 propostas mais votadas terão um encontro com o governador para discutir suas ideias no dia 14 de dezembro.
A população gaúcha enviou sugestões para melhorar a saúde através da ferramenta Governador Pergunta, lançada em 9 de novembro. O questionamento do governador Tarso Genro foi “Como podemos melhorar o atendimento na saúde pública?”. As propostas estão sendo agrupadas em cinco temas: Cuidado Integral, Saúde da Família, Urgência e Emergência, Acesso a Medicamentos e Saúde na sua Região. O objetivo da ferramenta é promover o debate público sobre grandes temas e coletar, junto à população, subsídios para o aprimoramento da gestão estadual.
Para facilitar o acesso da população ao Gabinete Digital, uma parceria com a Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs) permitiu oferecer acesso à internet nas regionais da entidade no interior do RS e também em espaços públicos da capital como o Tudo Fácil do centro e da Zona Norte. Além disso, uma van equipada com computadores está percorrendo bairros da capital e região metropolitana.
Saúde como tema Entre os temas prioritários do Estado, a saúde tem destaque por ser aquele de maior interesse entre os gaúchos. O tema liderou a escolha de 26 dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e foi um dos preferidos na Votação de Prioridades para o Orçamento estadual de 2012.
Gabinete Digital
A criação do Gabinete Digital se baseou em modelos de democracia no mundo digital de países como Alemanha e Estados Unidos, reunindo as melhores práticas e criando um conjunto único de mecanismos para a participação. Desde seu lançamento em maio de 2011, já recebeu dois prêmios nacionais. Ao todo são quatro ferramentas de participação disponíveis no site. Para saber mais acesse: http://www.gabinetedigital.rs.gov.br/ |