24/01/2012 - Enfermeiro em Comunidades Terapêuticas de álcool e drogas



Recente Parecer emitido pelo COREN-RS define a necessidade da presença de Enfermeiro em Comunidades Terapêuticas de álcool e drogas. De acordo com o Parecer 03/2012, a assistência de Enfermagem faz parte do processo de recuperação/reinserção social do usuário de substâncias psicoativas.

A avaliação do estado de saúde da pessoa em recuperação numa Comunidade Terapêutica faz parte das atividades de Enfermagem, e o Enfermeiro tem competência técnica e legal para monitorar e detectar possíveis alterações do estado clínico e psicossocial do indivíduo.
Nestes locais, o profissional Enfermeiro deverá atuar na avaliação clínica do paciente, na administração de medicamentos e no acompanhamento de sua evolução.

Conforme o Parecer, as comunidades devem possuir licença atualizada de acordo com a legislação sanitária local e, entre outras formalizações legais, ter Regimento do Serviço de Enfermagem, Manual de Normas Técnicas e Enfermeiro Responsável Técnico. As medidas visam assegurar assistência qualificada e eficaz ao paciente/cliente e ao profissional.
Para ler a íntegra do Parecer COREN-RS 03/2012, clique aqui.