07/01/2013 - Conheça seu Conselheiro – perfil Tania de Fátima Oliveira da Silva



A conselheira do Coren-RS, Tânia de Fátima Oliveira da Silva, é graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Especialista em Neonatologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 1980, iniciou sua vida profissional no Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre, onde atuou durante dez anos nas áreas de Emergência e UTI Pediátrica e Supervisão Noturna.
Aos 59 anos, ela relembra que escolheu a profissão da enfermagem pelo fascínio que esta exercia, ao possbilitar que ela atuasse no cuidado humanizado como melhor proposta para a saúde de toda a população. Confira abaixo o restante da entrevista.

- O que mais motiva a atuar na área?
Melhores condições de vida, de serviços e de profissionais que cuidam, para fazer diferença no cuidar.

- Quais os maiores desafios já enfrentados/a serem enfrentados?
O maior desafio foi um trabalho realizado na UNESCO para investigação da mortalidade infantil no Rio Grande do Sul. Foi possível ver as condições precárias de atendimento a gestantes no interior do estado, falta de UTI Neonatal e a dificuldade de transferência para os centros de referência de Gestantes de Alto Risco e RN prematuro. Meu maior desafio é ver uma enfermagem ética com base científica, para melhor resolutividade dos problemas na saúde do Brasil.

- Qual a importância de trabalhar no Coren-RS?
Meu trabalho no Coren-RS contribui para uma enfermagem mais forte e unida e para que todos que acreditaram na nossa proposta vejam que valeu a pena mudar.

- O que já realizou em prol da categoria e o que ainda quer realizar?
Sempre lutei por uma enfermagem ética legal ,realizando um trabalho consciente e responsável buscando a cura no cuidado humano .E todos que passaram comigo nesta trajetória seja colegas ou pacientes também aprenderam este modo responsável de lidar com a vida.

- Além da satisfação profissional, que outros retornos a Enfermagem trouxe/traz para você?
Aprendi na Enfermagem o quanto vale a vida as pessoas, que a enfermagem é uma arte.