30/09/2013 - Coren-RS e Abenfo trabalham na consolidação da Rede Cegonha



O Coren-RS e a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo) realizaram na manhã de hoje, 30 de setembro, reunião na sede do Conselho de Enfermagem. O encontro teve como objetivo dialogar com as enfermeiras RTs e coordenadoras de Centro Obstétrico de instituições públicas de saúde para implantação da Rede Cegonha em suas maternidades. O presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero e as representantes da Abenfo, Mariane Riffel e Viriginia Leismann, guiaram a conversa com as profissionais dos hospitais, Fêmina, Presidente Vargas, Santa Clara, Conceição e Clínicas.
Durante o encontro foi mostrado o papel da enfermagem na Rede Cegonha, e ainda, a responsabilidade do profissional de enfermagem na assistência à gestante e à criança.

Como e onde a enfermagem se insere na Rede Cegonha?
Cabe ao enfermeiro realizar a consulta de enfermagem e a prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.
Lei n. 7.498/86
Cabe ao enfermeiro a assistência à parturiente e ao parto normal; identificação das distócias obstétricas e tomada de providências até a chegada do médico; a realização de episiotomia e episiorrafia e aplicação de anestesia local, quando necessária.
Lei n. 7.498/86.
A classificação de risco nas emergências obstétricas e priorização da avaliação do risco é privativo do Enfermeiro.
Resolução do Cofen 423/2012
A enfermagem  tem o compromisso de assegurar a presença de acompanhante em todas as fases da parturição.
Lei n. 11.108 de 2005.