04/10/2013 - Mesa redonda no 16º CBCENF aborda a tragédia de Santa Maria

Presidente Ricardo Rivero e Conselheiro Claudir Lopes participaram pelo Coren-RS

Dando prosseguimento às atividades do 16º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, em Vitória, no Espírito Santo, hoje pela manhã (04/10) foi realizada uma mesa redonda com representantes do Coren-RS, para dar a visão local da tragédia e seus encaminhamentos, e por representantes da Força Nacional do SUS, para darem a visão nacional e explicarem os encaminhamentos estratégicos que foram instituídos desde então, para tragédias de grande porte. O debate lotou o auditório Pedra dos Olhos, juntando mais de 200 pessoas.
A mesa foi mediada pela presidente do Coren Sergipe, Gabyella Garibalde e teve a participaçãoda enfermeira Maria da Conceição Mendonça da Costa e pelo Médico Marcio Barreto, ambos da Força Nacional do SUS.
Maria da Conceição focou sua apresentação na grande articulação da equipe de enfermagem e de saúde como um todo, frente a grandes desastres. O Dr. Mário Xavier destacou que o grande desafio do Brasil como nação é escrever mais, publicar mais trabalhos científicos sobre o assunto, registrar melhor nossas ações, pois trabalhamos muito e na hora de registrar não encontramos tempo e a memória que não esta escrita fica esquecida, e na hora temos que começar tudo do zero.
Enfermeiro Ricardo Rivero, presidente do Coren-RS explicou como o conselho atuou na Tragédia de Santa Maria, enviando o Conselheiro enfermeiro Claudir Lopes e o conselheiro técnico em enfermagem Fabrício dos Santos, para o local do evento, 24 horas depois da ocorrência. O Conselheiro Claudir seguiu apresentação mostrando como foi a experiência local, o suporte dado aos profissionais de enfermagem, a organização das forças tarefa de voluntários e as questões éticas inerentes a uma tragédia destas proporções.

Texto e fotos: Fernanda Barth