28/01/2014 - Coren-RS participa da comissão organizadora da 2ª Conferência Estadual de Proteção Civil



Foi realizada na tarde desta segunda-feira (27), a segunda reunião de composição da Comissão Organizadora Estadual da 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil. O encontro, realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa, reuniu integrantes da Cáritas Brasileira, Brigada Militar, Bombeiros, Defesa Civil e de outras instituições, incluindo o Coren-RS, representado pela assessoras Maristela Silva e Haini Bastos.

Na ocasião, foram apresentadas as instituições e seus respectivos representantes perante a Comissão, assim como se deu continuidade à elaboração do regimento interno. Além disso, houve a divisão das instituições em quatro subgrupos: sistematização, metodologias, relatório e mobilização. O Coren-RS, representado por seu presidente, enfermeiro Ricardo Rivero, participará do subgrupo de mobilização.

Saiba mais:
A 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil será realizada de 27 a 30 de maio e é precedida por etapas preparatórias, integradas por Conferências municipais/intermunicipais, estaduais, livres e virtuais. De acordo com informações do Ministério da Integração Nacional, os estados têm até o dia 03 de fevereiro para convocar 

Sob a temática "Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional", a 2ª Conferência Nacional vai promover, incentivar e colocar em discussão a questão da Proteção na Defesa Civil, uma das principais mudanças apresentadas pela Política Nacional prevista na Lei nº 12.608/12. A legislação prevê que União, Estados, Distrito Federal e Municípios - com a colaboração de entidades públicas ou privadas e da sociedade em geral - adotem medidas preventivas e atenuantes, necessárias à redução dos riscos de desastres. Os governos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal têm até o dia 3 de fevereiro para convocar a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC) nas suas localidades. O prazo foi determinado pelo Regimento Interno da conferência, publicado no Diário Oficial da União, no dia 03 de janeiro.