13/04/2015 - Coren-RS prestigia evento alusivo ao Dia Mundial da Saúde na Assembleia Legislativa do RS



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo presidente Daniel Menezes de Souza e pelos conselheiros Nelci Dias da Silva, Ricardo Arend Haesbaert e Willi Wetzel Junior, compareceu à Assembleia Legislativa, na quarta-feira (08 de abril), para prestigiar o Grande Expediente promovido pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente. 

Durante o pronunciamento, o parlamentar gaúcho fez avaliações e expôs as expectativas em relação ao SUS, que em 2015 completa 25 anos de existência. Valdeci ainda se manifestou contrário à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 451, de autoria do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).  “Atirar pedras no SUS, para alguns, transformou-se num esporte. A maioria dos posicionamentos, no entanto, não condiz com a história, realidade e a consolidação deste sistema, que salva milhares de vidas todos os dias sem distinguir condição social, racial ou cultural”, afirmou.

Resumidamente, a PEC 451 inclui como garantia fundamental, plano de assistência à saúde, oferecido pelo empregador em decorrência de vínculo empregatício, na utilização dos serviços de assistência médica.

Para finalizar, Valdeci enumerou os avanços obtidos na área da saúde durante o governo Tarso. Ele citou a aplicação dos 12% da receita no setor, aumento da oferta de exames e consultas especializadas, abertura mais de mil novos leitos hospitalares, construção de Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS) para desafogar as emergências hospitalares, aumento do número de bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o repasse de R$ 2,3 bilhões para os hospitais filantrópicos, de 2011 a 2014.

Fonte: Asscom Coren-RS
Foto: Marcelo Bertani - AL-RS