12/11/2015 - Coren-RS participa de roda de conversa sobre a Enfermagem na Escola de Saúde Pública



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo conselheiro Estêvão Finger da Costa, participou nesta terça-feira (10) de uma atividade do núcleo de Enfermagem da Residência Integrada em Saúde – Ênfase em Saúde Coletiva, na Escola de Saúde Pública (ESP/RS), em Porto Alegre. Em uma roda de conversa, Estêvão falou aos(às) residentes sobre a realidade da saúde e da Enfermagem no Estado (usando como base os dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil - saiba mais aqui) e sobre a Resolução Cofen nº 0459/2014 – que passou a reconhecer as Residências em Enfermagem e estabeleceu os requisitos mínimos para o registro de Enfermeiro(a) Especialista. 

Neste ano, pela primeira vez, o Coren-RS irá entregar registros para enfermeiros(as) oriundos da Residência Multiprofissional ou Residência por área de atuação. Os pedido foram homologados em outubro deste ano pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) – leia mais aqui

Durante o encontro, também foram abordadas pautas de grande importância para a categoria, como a jornada semanal de 30 horas e o piso salarial, cujos projetos estão em tramitação no Congresso Nacional. 

O conselheiro Estêvão explanou também aos(às) residentes que a Enfermagem tem um papel essencial na atenção básica, sobretudo no grande desafio de se trabalhar na ótica interdisciplinar. “As residências multiprofissionais permitem esse tipo de aprendizado. E a aproximação do Conselho com o ensino – uma das metas da gestão 2015-2017 – permite a reflexão sobre a importância da valorização da profissão, que presta um serviço relevante para a sociedade.”

O Coren-RS também está de portas abertas para receber a visita de estudantes. Mais informações e agendamentos pelo e-mail marcia.beck@portalcoren-rs.gov.br.

Fonte: Asscom Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176