17/03/2016 - Coren-RS visita postos de saúde de Porto Alegre e evidencia déficit de profissionais da enfermagem



O Conselho Regional de Enfermagem(Coren-RS) vem recebendo denúncias da categoria a cerca do dimensionamento do pessoal de enfermagem nas unidades de saúde. Os(as) profissionais alegam estarem sendo desviados de suas funções para suprir as demandas dos locais. Para averiguar a situação, o Departamento de Fiscalização do Coren-RS procedeu visita a três postos de saúde municipais no dia 11 de março.

Na primeira visita, foram identificadas diversas irregularidades na farmácia, que é anexa a recepção do posto: não possui ventilação adequada, caixa de materiais e medicamentos armazenados no chão e soro exposto à temperatura elevada, devido a falta de ventilação. A equipe de enfermagem do local relata que apesar do assédio, permanece reiterando sua postura com relação à dispensação de medicamentos: que a tarefa não lhes compete. Visto que o local nunca recebeu visita de um farmacêutico, seguidamente os(as) profissionais da enfermagem deixam de realizar suas atribuições para dispensar os medicamentos.

Na mesma tarde foi procedida visita a um segundo posto de saúde para averiguar questões quanto a dispensação de medicamento, bem como a distribuição de recursos humanos frente a atividades desenvolvidas. A unidade foi encontrada fechada com informativos afixados na porta, portanto não foi possível averiguar a situação.
 
A farmácia da terceira unidade visitada também conteve irregularidades: não possui ventilação adequada, caixas de materiais e medicamentos armazenados no chão, frascos utilizados para coleta de exames mal condicionados, geladeira em péssimas condições e com termômetro solto, blister cortado e sem rótulo e prateleiras sem identificação. Com o rodízio do pessoal da enfermagem para atender tanto suas funções rotineiras quanto a dispensação e orientação dos medicamentos dentro da farmácia, diversas salas do posto permanecem sem profissionais para realizar atendimento.

Em janeiro de 2016 foi constatado, através de processo fiscalizatório, o déficit de mais de 400 profissionais da enfermagem na saúde pública de Porto Alegre. O número pode ser evidenciado pelos relatórios das visitas realizadas pelo Departamento de Fiscalização. Os pareceres serão analisados pelo Coren-RS e assim providências adequadas poderão ser tomadas. A autarquia continuará acompanhando o trabalho dos(as) técnicos, auxiliares e enfermeiros(as) nos postos de saúde municipais e reitera seus posicionamentos: presente e apoiador da categoria.
 
a localização dos postos de saúde foi ocultada para preservação dos(as) profissionais da enfermagem que neles trabalham.
 
Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Laura Glüer - DRT/RS 5.351