09/08/2016 - Conselhos e sindicatos constituem fórum em defesa da autonomia das profissões da saúde



Conselhos e sindicatos da área da saúde no Rio Grande do Sul instituíram oficialmente, em reunião nesta segunda-feira (08), um fórum em defesa da autonomia das profissões da saúde. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) foi representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza. A reunião ocorreu no Conselho Regional de Odontologia do RS (CRO/RS), em Porto Alegre. 

O objetivo do fórum é manter a mobilização no estado frente aos constantes ataques à autonomia das profissões da saúde. No início deste mês, foi retirado da pauta do Senado o Projeto de Lei (PL) 350/2014, após resultado de uma consulta pública, na qual 114.706 pessoas se manifestaram contra o chamado Novo Ato Médico, que limitava a atuação de profissionais de saúde. O PL tornava privativo dos(as) médicos(as) o diagnóstico nosológico e a prescrição do tratamento, além de uma série de procedimentos hoje executados de forma autônoma por profissionais de saúde qualificados.

O Coren-RS reafirma o seu posicionamento em defesa da Enfermagem e entende que projetos como o do Novo Ato Médico constituem um retrocesso à saúde, pois representam a reafirmação de uma hierarquia histórica de médicos(as) sobre os(as) demais profissionais. A partir de agora, o fórum fará reuniões periódicas.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176
Fotos: Cristina Forte