16/08/2016 - Coren-RS faz visitas fiscalizatórias em Caxias do Sul e confirma irregularidades |
Atendimentos do município e Hospital Pompéia apresentam problemas na classificação |
Um grupo do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) percorreu nesta segunda-feira (15) o Pronto Atendimento da Secretaria Municipal de Saúde e o Pronto Socorro do Hospital Pompéia, em Caxias do Sul. Nos dois locais, foram confirmadas irregularidades já apontadas em processos fiscalizatórios anteriores. No Pronto Atendimento do município, foi detectada a falta de profissionais enfermeiros(as) para a classificação de risco dos(as) pacientes. Essa é uma atividade privativa desses(as) profissionais e vem sendo feita por técnicos(as) de Enfermagem, que têm outras atribuições. Os(As) poucos(as) enfermeiros(as) no local acumulam a supervisão de várias unidades, colocando em risco a saúde da população. “O Coren-RS vai tomar as medidas cabíveis para exigir o dimensionamento adequado de enfermeiros no atendimento do município”, comentou o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza. Já no Pronto Socorro do Hospital Pompéia, que atende pelo SUS, o problema é a triagem de exclusão, ou seja, os(as) pacientes classificados(as) com as cores verde e azul não estão sendo referenciados(as) para a rede de atenção básica para os atendimentos, fazendo com que saiam do local sem o devido registro do atendimento e orientações necessárias, contrariando o Protocolo de Manchester utilizado pela instituição (que estabelece um código de cores conforme a gravidade e prevê a inclusão em todos os casos). Além do presidente do Coren-RS, participaram do grupo de fiscalização os enfermeiros Cláudia Mastrascusa, coordenadora do Departamento de Fiscalização, Lúcio de Camargo, coordenador adjunto, e Helen Rosa e Thais Longaray, enfermeiras fiscais da região de Caxias do Sul. Segundo Cláudia, as visitas foram importantes para observar de forma presencial as irregularidades que já vinham sendo trazidas pelas enfermeiras fiscais. “É nosso papel apoiar a categoria, fiscalizando e exigindo a melhoria dos serviços”, conclui o presidente Daniel. Fonte: Departamento de Comunicação Institucional Jornalista Laura Glüer DRT/RS 5.351 |