20/09/2016 - Nos 26 anos do SUS, entidades realizam ato em defesa da saúde pública



Para marcar os 26 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), seu fortalecimento e consolidação e denunciar as ameaças do sucateamento da saúde pública, as entidades da área da saúde realizaram um ato, no final da tarde do dia 19 de setembro, em frente à Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Sindicato dos Farmacêuticos do RS (Sindifars), conselhos Municipal e Estadual de Saúde, OcupaSUS-RS e trabalhadores do SUS distribuíram à população um panfleto denunciando o desmonte que o sistema vem sofrendo com a redução do financiamento da saúde, por meio das propostas de Emenda Constitucional (PEC) 241/2016 e 143/2015. 
     
Para a conselheira Nelci Dias, que representou o Coren-RS no ato, o SUS é uma conquista da sociedade civil e, apesar dos seus problemas, tem garantido a saúde pública gratuita e de qualidade para toda a população. Nelci também afirmou que o Coren-RS está atento às ameaças que neste momento o SUS está passando, como a PEC 241, que congela por 20 anos o orçamento da saúde. 

Para o Coren-RS, a Enfermagem tem papel fundamental na construção do SUS e está alerta para que não destruam o sistema, uma importante política pública.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695
Fotos: Denise Campão e Luis Gustavo Van Ondheusden