09/08/2017 - Coren-RS presente em reunião do Comitê da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis Congênita



Aconteceu na última quinta-feira (03) a reunião mensal do Comitê de Transmissão Vertical HIV e Sífilis Congênita, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) junto a diversas instituições e entidades representativas da saúde. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participa regularmente das reuniões, tendo como representante o conselheiro Ricardo Haesbaert.

Na ocasião houve a apresentação de um estudo realizado nos últimos 20 anos no Hospital Fêmina, de Porto Alegre. O hospital faz parte do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e o atendimento é 100% Sistema Único de Saúde (SUS). Quem realizou o trabalho foi a médica Rosana Fonseca, que reforçou a necessidade da atenção especial – com apoio emocional e social – ao bebê, à mãe e à família. Para Ricardo, o comitê vem buscando demonstrar a importância da articulação entre as instituições de saúde e poderes públicos para conquistar a meta de zero transmissão vertical do HIV, AIDS e Sífilis Congênita em Porto Alegre.

A cada encontro são discutidas iniciativas multidisciplinares para erradicação de casos de Sífilis Congênita e de transmissão vertical do HIV. Esses casos acontecem quando as infecções são passadas da mãe para o(a) filho(a), durante o período da gestação. O Coren-RS se soma a este esforço e acredita que um SUS de qualidade, integral, gratuito, com controle social e comprometido com a vida poderá alcançar uma excelência na proteção à saúde de todos e todas.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Denise Campão DRT/RS 5.695