10/08/2017 - Tenda do Afeto Popular promove a humanização da assistência em evento do Coren-RS

Espaço foi montado no I Seminário Estadual A Enfermagem Cuidando na Atenção Primária à Saúde

Aconteceu na última terça-feira (08) o I Seminário Estadual A Enfermagem Cuidando na Atenção Primária à Saúde promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS). Em frente à entrada do Teatro Dante Barone, onde ocorreram os painéis do evento, foi montado um espaço para promover métodos alternativos e humanizados de assistência em saúde: a Tenda do Afeto Popular. Esse projeto foi idealizado pelo Coletivo Povaréu Sul, um grupo de militantes – principalmente das áreas da saúde – pela valorização do Sistema Único de Saúde (SUS) e da educação popular.

Na tenda são colocados elementos significativos ao grupo, como panos coloridos - as chitas - mandalas, filtros dos sonhos, bandeiras de movimentos sociais e populares para ambientar e harmonizar o local. "É preciso defender a vida a partir de uma perspectiva ampliada de saúde, que não se reduza somente a doenças, exames e medicamentos, mas utilizando-se de outros modos de produzir saúde, noutra relação com a natureza, cultura e saber popular, com o uso de práticas integrativas e ancestrais de cuidado, dentre outras, no enfrentamento da medicalização, medicamentalização e mercantilização da vida”, diz a enfermeira Rosângela Schneider, integrante do grupo.

Durante o Seminário aconteceram diversas atividades na Tenda, como oficinas sobre aromaterapia, auriculoterapia, massoterapia, reiki, dançaterapia e debates sobre essas práticas na Enfermagem. O Coren-RS apoia esta iniciativa e entende que promover uma assistência de Enfermagem mais humanizada, bem como defender o SUS, são essenciais para uma saúde pública democrática e eficiente.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Denise Campão DRT/RS 5.695