30/10/2017 - Coren-RS participa de audiência pública sobre violência obstétrica, em Santa Maria



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo conselheiro Ricardo Haesbaert, participou, nesta sexta-feira (27), no município de Santa Maria, de uma audiência pública promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa /RS que debateu “As Políticas Públicas da Saúde da Mulher e Garantias e Atendimento Humanizado”. Participaram também representantes da 4 &867; Coordenadoria Regional de Saúde, vereadores de Santa Maria e Movimento Mães na Luta contra a Violência Obstétrica.

A reunião, proposta pelo deputado Valdeci Oliveira, aconteceu na Câmara de Vereadores de Santa Maria, por solicitação do vereador Valdir Oliveira, após receber denúncias de violência obstétrica sofridas em instituições de saúde de Santa Maria, que ocasionaram danos a crianças, decorrentes de procedimentos inadequados nos partos. Na ocasião, houve relatos de mulheres que perderam filhos ou que tiveram crianças com sequelas.

O conselheiro Ricardo Haesbaert falou sobre a iniciativa do Coren-RS em proibir a participação de profissionais de Enfermagem na manobra de Kristeller (Decisão 95/2016), homologada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por unanimidade. A decisão respalda a recusa de execução do procedimento, promovendo uma atuação ética e pautada em evidências dos profissionais que atuam na Enfermagem obstétrica.

Entre os encaminhamentos finais da audiência estão a criação de um projeto de lei que estabeleça medidas de proteção e de informação às gestantes e às parturientes, a criação da Frente Parlamentar contra a Violência Obstétrica e o envio, ao Ministério Público do Estado, de um dossiê contendo as denúncias recebidas pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa/RS.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695