08/03/2018 - Coren-RS dialoga com mulheres da Enfermagem no 08 de março



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) dedicou o 08 de março para visitar profissionais que trabalham nos hospitais da Capital e conversar sobre o cotidiano do trabalho da categoria, majoritariamente formada por mulheres. A ação teve como objetivo abrir o debate sobre os principais problemas que atingem a categoria e promover o evento Parto humanizado: Luta e Direito das Mulheres, que será realizado pelo Coren-RS em 26 de março (segunda-feira), às 14h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa (saiba mais clicando aqui). 

Uma pesquisa inédita realizada em 2015, fruto da parceria do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e apoio dos Conselhos Regionais de Enfermagem, identificou entre os principais problemas que afetam as profissionais da Enfermagem as longas jornadas de trabalho e a baixa remuneração. Além disso, a violência no ambiente de trabalho e a discriminação de gênero, raça ou constrangimentos em função do peso estão presentes no cotidiano de cerca de 20% das profissionais.

O Coren-RS também aproveitou para pautar os assuntos relacionados à chamada violência obstétrica, que será tema do debate no dia 26 de março. Além de sensibilizar a sociedade sobre a importância do trabalho da Enfermagem na humanização da assistência às mulheres durante a gestação e o parto, a atividade vai reafirmar o direito das profissionais de executarem todos os procedimentos que são de sua competência na obstetrícia. 

Fonte: Assessoria de Comunicação
Jornalista Sinara Sandri 
DRT/RS 8.073