O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu nesta sexta-feira (06), em Passo Fundo, um curso sobre Registros de Enfermagem (Resolução Cofen nº 514/2016). A atividade, que ocorreu no SindiSaúde e foi destinada exclusivamente a auxiliares e técnicos(as) de Enfermagem.
O coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização (Defisc), Lúcio de Camargo, começou o curso com uma atividade, na qual alguns(mas) participantes(as) tinham que ler uma anotação de Enfermagem e passá-la adiante aos(às) demais colegas, apenas falando. O objetivo da dinâmica foi mostrar como a informação verbal se perde e, a partir daí, falar da importância do registro escrito.
“A comunicação verbal se perde, quase sempre. As informações fazem parte do processo de cuidar. Ausência de registro é ausência de assistência prestada”, afirmou Lúcio.
Ele destacou pontos importantes que devem ser observados nos registros de Enfermagem, como linguagem clara, concisa e exata, ausência de rasuras e cuidado com o uso de abreviaturas.
Lúcio também frisou que, além de os registros serem parte essencial da comunicação entre a equipe de saúde multidisciplinar que está prestando o cuidado, ainda colaboram com o ensino e a pesquisa e são usados como respaldo legal em processos éticos e judiciais, em defesa dos(as) profissionais de Enfermagem. Depois do curso de Registros, a assistente de Fiscalização Rita Tamboreno, do Defisc, falou sobre as Expectativas dos(as) Auxiliares e Técnicos(as) de Enfermagem em relação à fiscalização do Coren-RS.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176
|