25/08/2020 - Coren-RS defende reforma psiquiátrica em programa da Rádio Guaíba



A importância da Reforma Psiquiátrica e Saúde Mental integral para todos foi o tema do programa Contraponto, da Rádio Guaíba, transmitido no dia 17 de agosto, e que contou com a participação do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS). A coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), enfermeira Cláudia Mastrascusa, ressaltou a relevância da pauta e defendeu a implementação de políticas públicas na rede de atenção básica. “Assim, garantimos a dignidade na assistência a quem precisa deste tipo de atendimento”, ressaltou. Para ter acesso ao programa, CLIQUE AQUI.

Durante o programa, Cláudia enfatizou o papel dos Conselhos, que é de fiscalizar e manter a qualidade da assistência, mas também destacou a necessidade de que a legislação seja cumprida para que o melhor atendimento seja prestado. “Para isso, é necessário recursos equipes capacitadas, tudo já previsto no Sistema Único de Saúde (SUS). Estamos pedindo apenas que a lei seja implementada, que gestores e que a população em geral se preocupe com isso”, destacou.

Além de Cláudia, o programa teve a participação da também integrante do Fórum Gaúcho de Saúde Mental (FGSM) e professora de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Larissa Dallagnol, da conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS), Luciana Possi, e do também membro do FGSM e escritor Adelino Roque Filho.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda Assis
Supervisão: jornalista Ronan Dannenberg (DRT/RS 13.181)