09/12/2020 - Comitê do Cofen divulga nota sobre convivência na pandemia



No Brasil, até a presente data, a Covid19 ainda é uma realidade e vem apresentando aumento de casos de forma significativa em diversos estados do país.

Mesmo que não seja possível, neste momento, caracterizar uma segunda onda da Covid19 (determinada pelo aumento do número de casos, internações ou óbitos por uma determinada doença seguida de uma queda importante e um controle por um período em região geográfica delimitada), a doença vem fazendo inúmeras vítimas.

A Enfermagem tem demonstrado a sua importância desde o início da pandemia, sendo fundamental na detecção e avaliação dos casos suspeitos, não apenas em razão de sua capacidade técnica, mas também por constituírem-se no maior número de profissionais da área da saúde, e serem a única categoria profissional que está nas 24 horas junto ao paciente.

A pluralidade da formação da(o) enfermeira(o) e sua posição de liderança na equipe, coloca a(o) profissional de Enfermagem como protagonista nas ações de prevenção e combate à pandemia. 

Atualmente, é importante assegurar a competência de profissionais de Enfermagem para atuar de forma segura para si e para as pessoas que convivem com essas(es) profissionais. 

Vale ressaltar que as(os) profissionais de Enfermagem, desde a sua formação, lidam com doenças infectocontagiosas transmitidas por vias respiratórias tais como a meningite, tuberculose, H1N1 e a própria Covid19, utilizando-se de métodos de barreiras (Equipamentos de Proteção Individual) que permitem uma atuação profissional segura frente a essas e tantas doenças que fazem parte do dia a dia de todas(os) as(os) profissionais da saúde.

Comitê Gestor da Crise
Conselho Federal de Enfermagem