25/01/2021 - Vacinar quem está na linha de frente de combate à Covid19 é prioridade



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) salienta a importância da vacinação contra a Covid19 ter finalmente iniciado no Brasil, país com mais de 200 mil mortos pela doença. Contudo, a instituição, que zela pelo bem-estar de toda a sociedade, enfatiza que as(os) profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia devem ser priorizadas(os) na imunização contra o novo Coronavírus. Sempre foi fundamental que a Enfermagem e demais colegas da saúde estejam devidamente protegidas(os) e saudáveis para prestar a plena assistência à população e não colapsar o sistema.

O Coren-RS entende que existe a angústia e a real necessidade de que todas as pessoas sejam vacinadas. Mas à medida que as doses são disponibilizadas, os grupos de risco devem ser priorizados, e neste contexto estão as(os) colegas da Enfermagem e demais profissionais da saúde. Quem vacina deve estar vacinada(o). Quem atende pacientes contaminadas(os), desde as unidades de saúde, onde ocorre o primeiro atendimento, até as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) destinadas a atender acometidas(os) com o novo Coronavírus, deve estar vacinada(o). Para proteger, a Enfermagem deve estar protegida.

Desta forma, o Conselho apela para as autoridades que priorizem as(os) profissionais de saúde que estão na linha de frente da pandemia nesta fase inicial da vacinação em todo o país. Somente protegida que a Enfermagem poderá desempenhar seu melhor papel, que é de cuidar da vida de todas e todos.

Coren-RS – Gestão 2021-2023