21/07/2021 - Coren realizou, no primeiro semestre, mais de 30 mil atendimentos, além de inspeções fiscalizatórias |
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) segue se reinventando em decorrência da pandemia, buscando formas de seguir ao lado da Enfermagem em mais este ano difícil que a categoria enfrenta. As(Os) auxiliares, técnicas(os) e enfermeiras(os) da linha de frente do combate à Covid19 puderam e podem contar com a presença, tanto física quanto virtual, do Conselho. O Departamento de Registro e Cadastro (DRC) realizou, de janeiro a junho deste ano, 14.089 atendimentos, sendo 13.103 presenciais e 986 online. Deste total, 4.667 se referem a novas(os) profissionais de Enfermagem que realizaram o seu registro junto ao Coren-RS. Esses números também são referentes à reinscrição; transferência; cancelamentos; e especializações. Além disso, há o suporte à categoria via telefone, e-mail e chat do site. A Ouvidoria, que é o canal direto de comunicação entre o Coren-RS, a Enfermagem e a sociedade, recebeu de janeiro a junho 924 manifestações via portal (para acessar, CLIQUE AQUI). Desse total, 539 eram denúncias, que foram devidamente encaminhadas. No primeiro semestre de 2021, o Departamento de Fiscalização (Defisc) realizou 15.451 atendimentos presenciais e online a profissionais da Enfermagem, além de 941 inspeções fiscalizatórias em instituições de saúde em todo Estado. Foram realizados 72 Termos de Ajuste e Conciliação (T.A.C.s) com instituições de saúde, visando resolver inconformidades na esfera administrativa. O Coren-RS ingressou com 40 Ações Civis Públicas (A.C.Ps.) nos casos em que todas as tentativas de resolução na esfera administrativa falharam. Ainda nesse período, o Programa de Educação Permanente (PEP) promoveu, de forma remota, 24 cursos, capacitando mais de 1.600 profissionais e estudantes de Enfermagem no Rio Grande do Sul. Os serviços online do Conselho também foram ampliados, tanto no site quanto no aplicativo do Coren-RS. E, por fim, a presença do Conselho nas redes sociais aumentou: estamos, agora, no Instagram (@coren.rs), Facebook (@coren.rs), Twitter (@corenrs) e WhatsApp (51-9-9283-6308). Lives semanais sobre temas de interesse da Enfermagem nos mantiveram conectadas(os). Mesmo distante fisicamente, seguimos perto. Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS Texto: acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda Assis Supervisão: jornalista Joanna de Oliveira Ferraz DRT/RS 12.176 |