01/02/2022 - Após reunião com o Coren-RS, Prefeitura de Canoas garante correções na troca de gestão dos serviços de saúde



Representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) estiveram em Canoas nesta segunda-feira, dia 31 de janeiro, para esclarecer situações referentes à troca de gestão de serviços de saúde no município. A transição tem afetado diretamente a categoria e o atendimento à população. Da parte do Coren-RS, estiveram presentes a presidente Rosangela Gomes Schneider, o coordenador do Departamento de Fiscalização (Defisc), João Carlos da Silva, e a procuradora-geral Paula Noronha. A comitiva ainda foi acompanhada pelo conselheiro federal Daniel Menezes de Souza. Foram recebidas(os) pelo secretário de Saúde, Maicon de Barros Lemos, e a secretária adjunta, Ana Paula Macedo, que garantiram realizar as adequações necessárias.

Durante o encontro, foi apresentado pelo Coren-RS um relato das inspeções fiscalizatórias realizadas nos dias 26 e 27, que resultaram na identificação de problemas relacionados à insuficiência de profissionais de Enfermagem para assistência, o risco à saúde de pacientes e demais pendências referentes ao exercício profissional. A comitiva do Conselho ainda informou sobre o recebimento de denúncias em relação à escala de trabalho, à ausência de vínculos empregatícios e às incertezas de colegas da categoria em relação à contratualização. Foi informado, também, que o Coren-RS entrou com Ação Civil Pública contra o Hospital Universitário (HU) em 2021. O secretário Maicon garantiu que seria efetuada diligência nos serviços de saúde e, na sequência, que tomaria providências junto às empresas terceirizadas contratadas pelo município. 

No dia 27 de janeiro, serviços de saúde de Canoas até então geridos pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde (GAMP) passaram a ser coordenados por outras quatro instituições. A Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (FUNAM) assumiu a gestão do HU. O Instituto de Atenção à Saúde e Educação (Aceni) ficou responsável pelo Hospital de Pronto Socorro. Já a Associação de Gestão e Execução de Serviços Públicos e Sociais (Biogesp) está à frente das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) Hugo Simões Lagranha e Liberty Dick Conter. Além disso, o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde) administra os Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Recanto dos Girassóis, Travessia, Novos Tempos e Amanhecer. 

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181