15/06/2022 - Coren-RS e demais entidades se reúnem na Justiça em busca de medidas frente à situação do Instituto Psiquiátrico Forense



Representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) e demais dirigentes estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira com o juiz da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas, Sandro Portal, no objetivo de buscar soluções para os problemas constatados no Instituto Psiquiátrico Forense (IPF) Doutor Maurício Cardoso, de Porto Alegre. No encontro, foi entregue ao magistrado o relatório conjunto com todos os apontamentos registrados em fiscalização conjunta realizada em 24 de maio (CONFIRA AQUI como foi).

Por parte do Coren-RS, estiveram na atividade a presidente Rosangela Gomes Schneider, a procuradora-geral, Paula Noronha, e o coordenador do Departamento de Fiscalização (Defisc), João Carlos da Silva. Também participaram do encontro dirigentes dos conselhos de Farmácia, de Medicina e de Serviço Social, e do Sindicato dos Servidores Públicos do RS (Sindisepe/RS).

Ao juiz, os participantes da reunião relataram a gravidade na assistência e na garantia dos direitos humanos, a necessidade de medidas efetivas para o tratamento das(os) pacientes, além do respeito aos direitos das(os) internos e das(os) profissionais, inclusive à segurança para o exercício profissional. Foi relatada o grande deficit de trabalhadoras(es) na área da saúde, inclusive com atuação de apenas um auxiliar de Enfermagem para o atendimento de 191 pacientes sem a supervisão e orientação de enfermeira(o), bem como a existência de plantões sem a presença de médica(o).

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181

Fotos: Cremers