30/06/2022 - Piso Salarial da Enfermagem é tema de audiência pública na ALRS



No fim da tarde desta quarta-feira (29), o Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS) promoveu audiência pública sobre o Piso Salarial da Enfermagem. A atividade, conduzida pelo coordenador do Fórum Democrático, Ricardo Haesbaert, ocorreu no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto. Os conselheiros Antônio Tolla, Fernando Mengue e Paulo Ricardo Santos representaram o Conselho Regional de Enfermagem do RS (Coren-RS) na atividade.

Antônio destacou o protagonismo da Enfermagem no enfrentamento à pandemia de Covid19, tanto no acolhimento a pacientes contaminadas(os) como na vacinação. “Se estamos aqui hoje, debatendo o Piso Salarial, é pelo fato de que profissionais da categoria, em especial técnicos, vacinaram e estão vacinando a população brasileira”, frisou. O conselheiro também enfatizou sobre a dupla jornada de trabalho exercida por grande parte das(os) colegas, como forma de aumentar seus vencimentos. “É uma forma de poderem sustentar suas famílias de uma forma mais digna. Hoje o cenário é de total desrespeito com os profissionais, em especial as mulheres, que representam mais de 80% da categoria e ainda precisam fazer até tripla jornada”, salientou.

O dirigente do Coren-RS também destacou a união das entidades representativas da categoria na luta pela aprovação do Piso Salarial e convocou a Enfermagem para se mobilizar para como força política em busca de novas conquistas. “Somos 2,5 milhões de profissionais em todo o país. Um contingente que pode mudar uma eleição, que pode colocar mais representantes no Congresso Nacional. Temos que nos impor como sujeitos políticos, como eleitores e como categoria”, disse.

A audiência pública pode ser conferida, na íntegra, CLICANDO AQUI. Também participaram da atividade a deputada estadual Luciana Genro, o deputado federal Dionilso Marcon e dirigentes da Federação dos Empregados em Estabelecimentos e Serviços em Saúde no RS (Feessers), do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), do Conselho Estadual da Saúde (CES), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS), do Sindisaúde-RS e do Sindisaúde de Pelotas, entre outras entidades.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações da ALRS)

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181

Fotos: Paulo Garcia