O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela enfermeira Rejane Seibel, participou, no dia 28 de junho, da 2ª reunião do Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal do Rio Grande do Sul (CEPEMMIF/RS). O encontro, que ocorreu de forma virtual, teve como objetivo discutir casos de óbitos maternos e apresentar o Boletim Epidemiológico do Estado com relação à Mortalidade Materna, Infantil e Fetal 2022 (enviado para a Câmara Técnica Saúde da Mulher do Coren-RS para conhecimento e subsídios nas demandas e análises de pautas), além de dar sequência à aprovação do Regimento Interno do CEPEMMIF/RS.
Durante a reunião, foi debatida a importância do fortalecimento da Atenção Primária e da qualificação dos registros na carteira de pré-natal, além de processos de educação continuada para equipes em protocolos vigentes, como acompanhamento, vínculo e monitorização das gestantes pelas equipes. Rejane destacou a atuação do Coren-RS frente às ações de orientação e fiscalização do dimensionamento das equipes de Enfermagem, necessário para o atendimento com qualidade às gestantes e famílias. Ela apontou ainda a preocupação com a nova Caderneta da Gestante do Ministério da Saúde (MS), fruto do desmonte da Rede Cegonha, que foi substituída pelo MS, de forma arbitrária, pela Rede de Atenção Materna e Infantil (RAMI), causando, assim, retrocessos nos atendimentos às mulheres e crianças.
A próxima reunião do CEPEMMIF/RS está marcada para 27 de setembro.
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS Texto: acadêmico de Jornalismo Carlo Amoretti Supervisão: jornalista Joanna de Oliveira Ferraz DRT/RS 12.176 |