27/09/2022 - Coren-RS presente na posse do novo plenário do CRPRS



Na sexta-feira, 23 de setembro, conselheiras(os) do 17º plenário do Conselho Regional de Psicologia (CRPRS) tomaram posse na Sede da instituição, em Porto Alegre, dando sequência à gestão Frente em Defesa da Psicologia RS. O conselheiro secretário do Conselho Regional de Enfermagem do RS (Coren-RS), Antônio Tolla, esteve presente na atividade. No sábado, 24, durante a primeira plenária da nova gestão, foi eleita a nova diretoria. A conselheira Fabiane Konowaluk Santos Machado assume como presidente, Miriam Cristiane Alves é a nova vice-presidente; Maria Luiza Diello assume como conselheira tesoureira e Eliana Sardi Bortolon como conselheira secretária.

Fabiane, que também integrava o 16º plenário do CRPRS, ressaltou os desafios enfrentados principalmente com a pandemia. “Foram três anos de muito trabalho, muito desgaste e muito orgulho, com a categoria nos retornando dizendo que abrimos o Conselho para ela”, avaliou. Diante da organização de uma nova gestão, a dirigente ressaltou a preocupação de representar o retrato social marcado pela diversidade. “Ainda há um longo caminho a ser percorrido para a construção de uma psicologia contracolonial e decolonial, sair dos muros acadêmicos que constroem nossa ciência e se aproximar da realidade da profissão e de cada profissional que compõe esse Sistema e que, talvez, ainda não tenha se sentido pertencente. É nossa missão buscar esses colegas e andar de mãos dadas”, afirmou. Fabiane defendeu a necessidade de seguir abrindo o Conselho para a categoria e entregar orientações técnicas e éticas. “Precisamos resgatar o regime democrático do país, o respeito aos direitos humanos, a luta por uma profissão fortalecida e reconhecida em si mesma como agente de mudança e protagonismo social”.

Em seu discurso de despedida, a presidenta do 16º plenário, Ana Luiza de Souza Castro, relembrou que poucos meses após a posse de sua gestão veio a pandemia e a necessidade de priorização da vida. “Nunca trabalhamos tanto! Aprendemos sobre biossegurança, como atender a categoria de forma remota, como fazer julgamentos online, como sobreviver dirigindo um Conselho durante uma pandemia. Tudo isso com uma conjuntura absolutamente desfavorável: negacionismos, discursos e práticas de ódio, fascismo. Defender a vida, os direitos humanos, as políticas públicas, a democracia nesse país passou a ser atividade perigosa”, declarou. 

Antônio Tolla exaltou os discursos das dirigentes, destacando o respeito aos direitos humanos e a participação do CRPRS como agente de mudança e protagonismo social. “Foi uma verdadeira aula de cidadania. O Coren-RS parabeniza a nova gestão, que priorizou a representatividade, contemplando raças, gêneros e crenças, ressaltando a diversidade do povo brasileiro”, ponderou.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações do CRPRS)

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181