O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela procuradora geral, Paula Noronha, participou no dia 09 de novembro de reunião do Fórum Interinstitucional Carcerário (FIC) do Rio Grande do Sul, no prédio do Tribunal de Justiça (TJRS), em Porto Alegre. O tema do encontro foi o encarceramento feminino, saiba mais aqui.
Durante a reunião, foi tratada a importância das diretrizes específicas para o cárcere feminino, sendo discutida a situação da criação da Associação de Proteção e Assistência às Condenadas (APAC) feminina. Foram debatidas também questões relacionadas ao contexto atual do presídio de Guaíba, como os pontos da gestão, envolvendo os atendimentos de saúde realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) interna, que conta com a atuação de profissionais da Enfermagem. O baixo índice de reincidência nesse sistema em comparação aos presídios tradicionais também foi uma das pautas do encontro.
Para a Diretora da Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba, Isadora Carlotto Minozzo, o assunto precisa ser debatido entre as autoridades. “Hoje não temos um sistema que pensa o encarceramento feminino de forma específica. As prisões são feitas para homens”, salientou Isadora.
As(Os) integrantes do FIC pretendem seguir debatendo o tema nas próximas reuniões.
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações do TJRS) Texto: acadêmico de Jornalismo Carlo Amoretti Supervisão: jornalista Joanna de Oliveira Ferraz DRT/RS 12.176
Foto: TJRS |