04/01/2023 - Nova ministra da Saúde garante atenção ao Piso Salarial da Enfermagem



Tomou posse na segunda-feira, dia 02 de janeiro, a nova ministra da Saúde, Nísia Trindade. Cientista e pesquisadora, ela será a primeira mulher da história a assumir a pasta. Em seu discurso, ela disse que sua gestão será pautada pelo diálogo com a ciência. Além disso, Nísia destacou que dará atenção à valorização das(os) profissionais de Saúde e que estará atenta às discussões envolvendo o Piso Salarial da Enfermagem.

“O Brasil acompanha com muita atenção a questão do pagamento do Piso Salarial da Enfermagem, valorizar as trabalhadoras e trabalhadores da saúde que se dedicam ao cuidado”, destacou. Quanto ao cargo que está assumindo, Nísia enfatizou sua história. “Firmei esse compromisso com muita convicção. A convicção de quem há muito tempo estuda as desigualdades sociais em nosso País e que atua na área de ciência e tecnologia, especialmente a partir da minha história na Fiocruz, para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e também com sentido de urgência que se requer hoje”, ponderou.

Nísia também foi a primeira mulher a presidir a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição histórica de ciência e tecnologia e referência internacional, entre 2017 e 2022. Ela é doutora em Sociologia (1997), mestre em Ciência Política (1989), pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj - atual Iesp) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, 1980), onde é docente. Saiba mais sobre o currículo da nova ministra CLICANDO AQUI.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações do Ministério da Saúde)

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181