15/03/2023 - Solenidade homenageia vítimas da Covid19 no RS



Lideranças de diversas entidades participaram na tarde desta terça-feira, 14 de março, de solenidade em homenagem às vítimas da Covid19 no Rio Grande do Sul. A atividade foi realizada na Assembleia Legislativa, na Sala Alberto Pasqualini, salientando que a assistência ainda é insuficiente às pessoas que contraíram a doença e ficaram com sequelas ou às famílias que perderam entes em função do novo Coronavírus.

Durante a atividade, o conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem do RS (Coren-RS), Fernando Mengue, destacou que a categoria teve vítimas fatais e outras(os) profissionais ficaram com sequelas, todas(os) atuando na linha de frente de combate à doença. “E ainda lidamos com muitos obstáculos, como o negacionismo e a série de informações falsas que circulam, principalmente sobre as vacinas”, enfatizou. O dirigente reafirmou o compromisso do Conselho na busca de valorização profissional e convocou a Enfermagem a ocupar espaços e fazer denúncias sobre situações envolvendo a Covid19.

O presidente do CES-RS, Cláudio Augustin, ponderou que as entidades precisam continuar reforçando a campanha em prol da vacinação. “Muitas pessoas ainda não se imunizaram e milhares de doses acabam ficando inutilizáveis, pois o prazo de validade acaba excedendo”, comentou. Além disso, segundo o dirigente, a estimativa é de que 1,5 milhão vítimas com sequelas da Covid19 estão desassistidas no RS.

A solenidade foi organizada pelas entidades que compõem o Comitê Estadual em Defesa das Vítimas da Covid19 - Coren-RS, Conselho Estadual de Saúde (CES-RS), Associação Vida e Justiça e Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid19 (Avico). A atividade ainda teve o apoio da Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas da Covid19, presidida pelo deputado Pepe Vargas.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181