09/05/2023 - Com foco em extrativistas e quilombolas, Cofen realiza 2º Seminário Intercultural



Comunidades quilombolas e extrativistas são o foco do 2° Seminário de Enfermagem Intercultural, realizado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O evento acontecerá nos dias 26 e 27 de junho, em Caruaru, no agreste de Pernambuco, terá transmissão ao vivo pel multiplataforma CofenPlay. A atividade é uma parceria com o Coren-PE e a O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Unita), que receberá o evento. Inscrições CLICANDO AQUI.

O tema “Quilombolas e extrativistas: A Enfermagem na transformação de paradigmas” busca sensibilizar os profissionais para as necessidades específicas dessas comunidades vulnerabilizadas. O seminário reúne especialistas para capacitar estudantes e profissionais, promovendo uma abordagem transversal de saúde pública, que reconhece a integração dos diferentes saberes e culturas.

“O Cofen tem o compromisso com a excelência da assistência prestada à população brasileira, norteado pelo princípio da equidade do SUS”, afirma o coordenador da Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Intercultural, Paulo Murilo Paiva.

Quilombolas e extrativistas – Comunidades extrativistas e quilombolas compartilham muitos desafios no acesso a saneamento, renda e outros determinantes sociais da Saúde. Muitas vezes enfrentam, também, preconceito com seu modo de vida e tradições, o que dificulta ainda mais o acesso aos serviços de Saúde.

As atuais comunidades quilombolas são oriundas daquelas que resistiram à brutalidade do regime escravocrata. A maioria esmagadora encontra-se na zona rural, mas também existem quilombos em áreas urbanas e periféricas.  Os povos extrativistas são aqueles que fazem o manejo florestal sustentável, realizando coletas de frutos, como o açaí e a castanha, pesca, agricultura familiar de subsistência e a caça artesanal.

Fonte: Ascom - Cofen