14/08/2023 - Cases de sucesso e novas práticas marcam o I Simpósio de Inovação e Empreendedorismo na Enfermagem do RS



Foi realizado na quinta-feira, 10 de agosto, o I Simpósio de Inovação e Empreendedorismo na Enfermagem do RS. A atividade, organizada em parceria do Coren-RS com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), reuniu especialistas que abordaram novas práticas, criação de negócios próprios, questões legais, áreas como estética e navegação, além de cases de sucesso. O evento pode ser conferido na íntegra no canal do Coren-RS no YouTube. Já os certificados de quem se inscreveu no simpósio estão disponíveis NESTE LINK.

“É muito importante o debate com pessoas com excelência no assunto. Um espaço para aprender e discutir um tema em que a Enfermagem está crescendo”, afirmou a conselheira tesoureira do Coren-RS, a técnica de Enfermagem Sandra Gawlinski, logo no início do evento. A abertura ainda teve a participação da conselheira secretária da autarquia, enfermeira Sônia Coradini, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da UFCSPA, Dinara de Moura, da coordenadora do PPG Mestrado Profissional em Enfermagem da universidade, enfermeira Emiliane Nogueira de Souza, da representante da Comissão Nacional de Inovação e Empreendedorismo do Cofen, a enfermeira Érica Louise de Souza Fernandes Bezerra, e da coordenadora do Departamento de Gestão, Tecnologia e Inovação da seção do RS da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RS), enfermeira Janaína Avancini Pinheiro.

O simpósio seguiu com os painéis “Cuidado em saúde: inovação e empreendedorismo na Enfermagem”, “O que preciso saber para empreender?” e “Empreendedorismo na Enfermagem: cases de inspiração”. Os debates foram enriquecidos com falas sobre Saúde 4.0 e Paciente 4.0, startups, ecossistema empreendedor, inovação aberta, era phygital, comunidades, empretec, finanças, marketing, planejamento estratégico, entre tantos outros temas. “O RS é um grande ecossistema de inovação do Brasil. Então, a Enfermagem gaúcha não pode ficar de fora deste movimento. É um potencial que precisamos desenvolver”, ponderou Érica Louise.

Nursepro - Além das discussões, o PPG de Enfermagem da UFCSPA lançou o Nursepro. A iniciativa é um laboratório de inovação aberto para cocriação e aprendizado colaborativo de Enfermagem, que integra agentes externos com a comunidade acadêmica para fomentar práticas inovadoras, empreendedorismo e liderança no setor saúde. “Nossa categoria é protagonista e a área da Saúde movimenta cerca de 9% do PIB brasileiro. Então, precisamos investir neste setor, que vem sofrendo constantes transformações, com capacitações e confiança para atuarmos com esse protagonismo que é da profissão”, salientou Emiliane.

Ao final, o Coren-RS ainda fez um manifesto em defesa do fim do ensino à distância (EaD) nos cursos de saúde. Está no ar consulta pública do Senado Federal sobre um Projeto de Lei que tramita no Congresso e trata do tema (saiba mais CLICANDO AQUI).

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181