17/01/2024 - Coren-RS fecha 2023 com 2.591 inspeções fiscalizatórias realizadas



O Coren-RS contabilizou 2.591 inspeções fiscalizatórias realizadas em 2023. O número mantém o alto padrão de ações de 2022 e o ritmo intenso do Departamento de Fiscalização (Defisc), principalmente no período pós-pandemia de Covid19. “Desta forma garantimos que os serviços de Saúde promovam adequações e deem melhores condições para que enfermeiros, técnicos e auxiliares possam trabalhar. Isso reflete diretamente na assistência dada à população”, afirma o presidente do Coren-RS, enfermeiro Antônio Tolla.

As fiscalizações foram realizadas em 190 municípios do RS, mas atingindo um número bem maior de cidades, considerando serviços de Saúde que prestam atendimentos em âmbito regional. Do total de inspeções feitas, mais de 300 foram desencadeadas a partir de denúncias registradas na Ouvidoria do Coren-RS. “É fundamental que os profissionais de Enfermagem comuniquem o Conselho sobre irregularidades pelo canal oficial, que é a Ouvidoria. Desta forma as operações são organizadas para que possamos atender às demandas que chegam dos colegas”, aponta o coordenador do Defisc, enfermeiro João Carlos da Silva. Mesmo que o problema apontado não seja de competência do Conselho, será encaminhado para a entidade ou órgão que possa fiscalizar e resolver.

Como funciona?

- As inspeções fiscalizatórias são a forma mais efetiva que o Conselho se faz presente para auxiliares, técnicos de Enfermagem e enfermeiros.

- Nessas ocasiões, são levantadas todas as informações referentes ao exercício profissional da Enfermagem naquela determinada instituição de saúde.

- Das operações são gerados relatórios, que compõem o processo fiscalizatório. Dentro desse processo, que corre na esfera administrativa, as instituições têm prazos para realizar as adequações. Caso isso não aconteça, o Coren-RS recorre à Justiça.

- Para denúncias, acesse a Ouvidoria pelo site do Coren-RS, CLICANDO AQUI.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT-RS 13.181